Últimas Notícias
Capa / Bonfinópolis de Minas / Saúde realiza Caminhada em atenção a campanha do Setembro Amarelo
Saúde realiza Caminhada em atenção a campanha do Setembro Amarelo

Saúde realiza Caminhada em atenção a campanha do Setembro Amarelo

Encontro faz parte da campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurar ajuda psiquiátrica

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e, para cada vítima, cerca de dez a 20 tentativas foram feitas. A falta de informação e de discussão em casa e nas escolas é um dos fatores que dificultam a prevenção de novos casos.

Para abrir um canal de debate e evitar essa ocorrência, foi instituída a campanha Setembro Amarelo, que se estende ao longo de todo o mês e alerta profissionais da saúde sobre como prevenir o suicídio.

Um ato organizado pela Secretaria Muncipal de Saúde e realizado com apoio de entidades, marcou a manhã desta sexta com uma caminhada pelas ruas da cidade com a proposta de chamar a atenção para a campanha Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio, que busca desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurar ajuda psiquiátrica.

Com cartazes, balões amarelos e carro de som, o ato teve a presença e transmitia mensagens positivas, como “sorria para a vida”. 

O ato foi encerrado na sede da Câmara Municipal com uma palestra apresentada pelas psicologas Gildete, Sara Aparecida e Karita Oliveira que fizeram apontamentos importantes sobre o suicídio, onde muitas vezes  a vergonha  o medo, preconceito, tabus, mitos…

Tudo isso faz com que os pensamentos suicidas fiquem presos em uma escuridão que torna impossível de enxergá-los e, assim, evitá-los. No caminho para dar luz a essa realidade, que mata uma pessoa a cada 40 segundos no mundo.

Amor e atenção são a base de tudo. Vivemos em uma sociedade que não se importa com o outro, falta apoio familiar,  é muito importante quando detectado o problema a necessidade de se procurar um profissional para que seja realizado um acompanhamento psicológico. 

Fonte: www.bonfinopolis.mg.gov.br

 

Scroll To Top