14:54 sexta-feira, 15 dezembro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Agricultura / Bonfinópolis recebe 6º Leilão Safy Nelore Mocho dia 16 de dezembro
Bonfinópolis recebe 6º Leilão Safy Nelore Mocho dia 16 de dezembro

Bonfinópolis recebe 6º Leilão Safy Nelore Mocho dia 16 de dezembro

O verde e amarelo das pastagens brasileiras é colorido pelo branco da pecuária, que tem como base o Nelore. A raça chegou da Índia e, quando atracou no país, todos os exemplares sustentavam chifres. A variedade mocha surgiu no Brasil em 1957, no interior de São Paulo. Quase seis décadas depois, o mocho faz parte da pecuária brasileira, integrando os 80% do rebanho nacional constituído pelo gado branco. O Nelore Mocho começou a ser registrado como raça pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em 1961. 

 Nelore  Mocho proporciona a melhor conversão alimentar entre todas as raças, o que resulta na produção de carne a custo baixo. É um gado rústico, capaz de converter a brachiarinha do cerrado do Brasil em proteínas nobres, perfeito para as condições brasileiras.

As vantagens não param por aí, o Nelore Mocho cabe em maior quantidade no caminhão e no cocho, proporcionando economia na infraestrutura, no transporte e na mão-de-obra. Por não ser danificado pelos chifres, seu couro torna-se mais valioso. É um gado que gera maior rendimento e proporciona mais quilos de carcaça ao peso vivo, além de possuir ossatura equilibrada, que oferece maior quantidade de carne, principalmente carne de primeira, já que o quarto traseiro é relativamente maior que o dianteiro.

Na soma, o criador de Nelore Mocho sai ganhando. Essa tendência tem sido amplamente confirmada em leiloes, onde os lotes de Nelore Mocho tem sido comercializadas com vantagens de 5% a 10% nos preços.

 Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, através do PMGZ garante segurança de qualidade do produto, atestada e Comprovada.

O programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zooténicas.

Fazenda Carolina-Safy

á 10 anos o Sr. Jorge Smilgys, vislumbrou a possibilidade da Fazenda Carolina, de sua propriedade, se tornar uma das maiores produtoras de Nelore Mocho do Vale do Urucuia, transformando o improvável em realidade.

Para que isso acontecesse, ele precisou melhorar e muito a genética do seu rebanho e acabou cedendo aos pedidos de amigos e produtores da região para que seu rebanho atingisse uma escala comercial.

Assim, em 2013, realizou seu primeiro leilão com grande sucesso, inclusive recebendo o aval do PMGZ. Para orgulho do Sr. Jorge Smilgys, o Vale do Urucuia, demonstrou sua capacidade de produzir um rebanho com avaliação genética excelente, proporcionando animais modernos, funcionais, precoces no seu acabamento de carcaça e na fertilidade, tornando-se referência em toda região. Como aval deste trabalho, na 1ª PGP (Prova de Ganho de Peso) realizada pela ACZP junto com ABCZ na AgroBrasilia 2014, a Fazenda Carolina participou com 5 animais, ficando com 2 deles entre os 5 primeiros colocados num total de 100 concorrentes.

Dessa forma, a Fazenda Carolina, desenvolveu a marca SAFY protagonista do terceiro leilão de Nelore Mocho, no dia 14 de novembro de 2015 as 14 horas na Tathersal de Leilões do Parque de Exposição Vitalino Fonseca Melo, em Buritis – MG, oportunidade que colocará a disposição para venda 45 touros e 20 novilhas primíparas e super precoces.

Portanto, é um momento muito especial, para conferir os PESOS PESADOS, Nelore Mocho, da Fazenda Carolina, todos com avaliação genética e criados a pasto e as novilhas primíparas também da mesma estirpe.

No dia 16 de dezembro de 2017, será realizado 6º Leilão Safy Nelore Mocho em Bonfinópolis de Minas, uma oportunidade para fazer bons negócios 

Scroll To Top