14:54 sexta-feira, 15 dezembro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Bonfinópolis de Minas / Bonfinópolis de Minas recebe certificado de adesão ao Simplifica Minas
Bonfinópolis de Minas recebe certificado de adesão ao Simplifica Minas

Bonfinópolis de Minas recebe certificado de adesão ao Simplifica Minas

Programa de desburocratização desenvolvido pelo Sebrae e JUCEMG

Após inovar nos processos de abertura de empresas e se tornar referência nacional, a Jucemg está implantando a Sala Mineira do Empreendedor um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae. A iniciativa tem como objetivo a simplificação na formalização de empresas e incentivar o empreendedorismo no município.

Em uma cerimônia realizada  segunda feira 27/11,  na sede do Sebrae em Belo Horizonte,  o município de  Bonfinópolis de Minas recebeu o certificado de adesão ao programa. Na cerimônia de entrega do certificado estiveram presentes o prefeito Donizete Antonio dos Santos e o servidor John Menckyllyn que juntamente com a servidora Célia Morais estarão realizando atendimento ao público empreendedor.

A Sala Mineira do Empreendedor vai tornar mais acessível, em espaço único, os produtos da Jucemg e do Sebrae, além de promover capacitações e 24171641_1535757503146834_158654077_neventos, contando com identidade visual padronizada. O trabalho de facilitar a vida do cidadão que quer empreender se dá a partir da disposição do Governo Estadual, por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com um terceiro parceiro: as prefeituras. Essa ação visa à implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Alguns territórios de desenvolvimento já possuem Salas do Empreendedor em funcionamento: Alto Jequitinhonha (Diamantina), Oeste (Divinópolis), Caparaó (Ponte Nova) e Triângulo Sul (Uberaba), porém a Sala Mineira do Empreendedor tem a finalidade de ocupar uma posição diferenciada, possui atividades especializadas para cada um dos parceiros envolvidos e chancela de seus idealizadores. A população do município de Bonfinópolis de Minas, através da gestão de  adesão realizada pela administração municipal, conta com essa importante ferramenta de desenvolvimento local.

A Sala Mineira do Empreendedor poderá contar com apoio de outras entidades parceiras (associações comerciais, CDLs, sindicatos, escolas, cooperativas, etc.), mas para receber o nome, o trio Governo de Minas/Jucemg-Sebrae-prefeitura é indispensável. E a cada parceiro competem funções distintas. O Governo de Minas/Jucemg, dentre outras responsabilidades, se encarregará de capacitar os servidores sobre Registro Empresarial; o Sebrae Minas cuidará, por exemplo, da identidade visual e da gestão das MPEs; a prefeitura disponibilizará o espaço físico (preferencialmente do programa Minas Fácil) e fornecerá os recursos humanos. A forma de atuação das Salas será embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações (por meio de programas regulares dos parceiros).

Vantagens: Ao se inserir no projeto, a prefeitura poderá ter um provável aumento na arrecadação, irá decidir sobre abertura de empresas, será mais eficiente e terá melhor otimização de recursos, além de melhorar a imagem da sua administração. A população (especialmente a de empreendedores) também será brindada com alguns benefícios: servidores públicos mais preparados, formalização disponível em apenas um local, acesso à informação e melhores condições de competitividade.

 

24135362_1535757496480168_686316881_n

Fonte: www.bonfinopolis.mg.gov.br

Scroll To Top